quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Bolinho de cenoura

Bolinho de cenoura


Massa:
colher de (sopa) de fermento em pó
colher de (sopa) de raspas de limão
xícaras de (chá) de farinha de trigo
xícara de (chá) de óleo de canola
xícaras de (chá) de açúcar
3 cenouras médias raladas
4 ovos

Calda de chocolate:
100 gramas de chocolate meio amargo
120 gramas de creme de leite fresco



Massa:
Pré-aqueça o forno a 180ºC (fogo médio). Bata no liquidificador a cenoura, o óleo de canola, o açúcar e os ovos até obter uma mistura líquida e homogênea. Numa tigela grande, adicione lentamente a mistura de cenoura do liquidificador à farinha de trigo peneirada e mexa bem.
Quando a massa estiver homogênea, junte o fermento peneirado e as raspas de limão. Bata pouco e lentamente. Coloque a mistura numa fôrma untada com manteiga e polvilhada com farinha. Coloque para assar por cerca de 50 minutinhos.
Faça o teste do palito: se sair seco, o bolo está pronto. Desenforme quando estiver morno. Se desejar, use um cortador em formato de coração para obter a aparência da foto acima. Ideal para servir em porções individuais ou levar em piqueniques

Calda de chocolate:
Pique o chocolate até que fique bem moído. Reserve. Ponha o creme de leite em uma panela e aqueça até o ponto de fervura. Acrescente o creme de leite ao chocolate, devagar, e misture ficar homogêneo. Deixe esfriar.
A calda de chocolate deverá estar na temperatura morna para ser usada como cobertura do bolo. Caso a calda endureça muito, aqueça um pouco em banho-maria até a consistência desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário